Sobre nós

Nossas soluções são voltadas para a Gestão Empresarial e a melhoria dos negócios dos clientes, em projetos sustentados pelo desenvolvimento das pessoas, construção de métodos e processos e o desenho de uma arquitetura organizacional eficiente.

Contate-nos

Manaus

São Paulo

Governança Corporativa

Governança Corporativa

A Governança Corporativa é a responsável por definir um sistema de boas práticas, que visam assegurar a perenidade das empresas e garantir confiabilidade aos seus acionistas. A MB Consultora, com mais de 20 anos de experiência em empresas de controle familiar, desenvolve projetos e metodologias específicas com atuação focada em resultados. O tema interessa a quem tem uma visão clara e fundamentada sobre o quanto vale uma empresa familiar bem estruturada e administrada, com os elos de propriedade, família e empresa bem tratados.

Alguns Serviços

Documento que descreve como todo o sistema de Governança Corporativa foi desenhado, bem como suas regras de funcionamento. É um Guia para a governança corporativa da empresa.

Estruturação e implementação de sistemas completos de governança corporativa, com base em recomendações do Instituto Brasileiro de Governança.

Corporativa – IBGC

Conselho de Sócios

Conselho de Administração

Conselho de Família

Comitês de Apoio

O Acordo Societário trata de um pacto celebrado entre os acionistas, que aborda a compra e venda de ações respectivas, a preferência por adquiri-las, o direito a voto ou o poder de controle.

Busca estabelecer as regras de sociedade, relações da família, entrada e saída do negócio, falta ou incapacidade dos sócios, regra de entrada de familiares na empresa.

Documento aprovado entre os sócios que estabelece regras para remuneração fixa, verificação de adesão a remuneração variável, política de benefícios e viagens a trabalho e desenvolvimento para sócios, executivos e conselheiros.

Estabelece parâmetros justos e coerentes com o negócio. Evita conflitos familiares a cerca de remuneração e propriedade intra-família.

Documento acordado que define o conjunto de regras para orientar e disciplinar a conduta de sócios, executivos, herdeiros e familiares da de acordo com os princípios e valores.

Define as boas práticas de relação da empresa com as partes interessadas. Mostra o que fazer ou não fazer diante de determinadas situações.

A gestão eficiente dos riscos empresariais está inserida nas boas práticas de governança corporativa. Visa a redução dos impactos dos riscos, caso eles venham se materializar, estabelecendo atividades de controle. O Conselho de Administração da empresa deve assegurar-se de que a direção da empresa possui ferramentas de identificação dos riscos inerentes ao negócio, as possibilidades deles ocorrerem e as medidas para reduzir seus impactos.

O alinhamento da gestão à estratégia é fundamental para atingir os objetivos e metas empresariais e está relacionado diretamente com as condições e características do modelo de gestão e o quanto ele é entendido pelos sócios e herdeiros.

A eficiência do modelo de gestão depende da qualidade das decisões, da eficiência dos processos e do comprometimento dos sócios e herdeiros, além dos mecanismos e estruturas de monitoramento e controle existentes na empresa.

As empresas de gestão familiar e profissionalizadas, reconhecem a fundamental importância de um planejamento sucessório. A sucessão representa o poder de continuidade de um nome de família e cabe ao sucedido definir as regras deste processo, evitando apreensões por parte da família, lutas de poder, conflitos de interesse e um potencial perigo para a estabilidade da organização.

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

- Cora Coralina

Solicite uma proposta

Faremos um diagnóstico completo de sua necessidade, com possibilidade de visita "in loco" e apresentação uma proposta customizada.

Proposta personalizada